Com roupa de esquiar, Putin inicia inspeções em sede dos Jogos de Inverno – Jornal A Cidade

Thanks! Share it with your friends!

Close

MOSCOU, 3 Jan (Reuters) – O presidente russo, Vladimir Putin, começou a inspecionar nesta sexta-feira as instalações para os Jogos Olímpicos de Inverno na estância de Sochi, no Mar Negro, cinco semanas antes de um evento que tem sido abalado por críticas sobre a situação dos direitos humanos e preocupações com segurança no país.

Em imagens mostradas no canal de TV estatal Rossiya-24, Putin, de 61 anos, aparece deslizando de esqui por uma encosta, de óculos escuros e capacete. Ele e o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, também encontraram atletas, de surpresa, e inspecionaram hotéis da cidade.

O porta-voz de Putin disse que ele iria checar todas as instalações “em detalhes” nos próximos dias e acompanhar um ensaio da cerimônia de abertura.

O sucesso ou fracasso dos Jogos terá grande peso no legado de Putin. Ele acompanhou de perto o projeto de 50 bilhões de dólares, desde quando voou pessoalmente para a Guatemala em 2007 para convencer dirigentes olímpicos a conceder a sede dos Jogos a Sochi.

Quando a plataforma de saltos de esqui estava atrasada no ano passado, Putin não só demitiu um alto funcionário, mas o humilhou publicamente na televisão.

Os preparativos recentes para o evento têm sido problemáticos: dois atentados suicidas mataram 34 pessoas nesta semana em Volgogrado, situada cerca de 700 quilômetros a nordeste de Sochi, evidenciando a ameaça representada pelos insurgentes islamistas, que prometeram prejudicar os Jogos.

O Comitê Olímpico Internacional afirmou não ter dúvidas de que as autoridades russas serão capazes de prover segurança.

O governo russo também foi alvo de críticas por seu histórico em direitos humanos e uma lei proibindo “propaganda gay” entre menores de idade, que ativistas e governos ocidentais dizem ser uma violação a direitos básicos.

Numa iniciativa para desarmar os críticos antes dos Jogos, no mês passado Putin libertou vários dos prisioneiros mais conhecidos do país, incluindo o magnata do petróleo Mikhail Khodorkovsky e duas integrantes da banda punk Pussy Riot.

(Reportagem de Vladimir Soldatkin)

Source Article from http://www.jornalacidade.com.br/noticias/mundo/NOT,0,0,913391,Com+roupa+de+esquiar+Putin+inicia+inspecoes+em+sede+dos+Jogos+de+Inverno.aspx

Be Sociable, Share!

Comments

Write a comment

*